Simulado de Português 6º ano
1. Por que aplicar simulado do 6º ano de português?
Primeiramente, existem inúmeros fatores que interferem no processo de aprendizagem de uma turma. Entre eles, é possível destacar as características cognitivas e psicossociais, o histórico do aluno, o apoio familiar e, naturalmente, o ambiente escolar.
É por isso que cada estudante evolui e responde de maneira distinta aos diferentes estímulos pedagógicos.
O simulado do 6º ano de português que disponibilizamos, é a melhor maneira de acompanhar o progresso do aluno.
É aperfeiçoar o aprendizado dos educandos, além de prepará-los para provas importantes, como as avaliações externas.
2. Ajuda os alunos a gerenciar o tempo.
Quando o aluno realiza simulados, aprende a administrar melhor o tempo que tem para cada questão durante uma prova importante.
O SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), por exemplo, possui muitas perguntas e requer concentração para que o aluno consiga responder calmamente.
Nesse sentido, fazer simulados é essencial para quem precisa aprender a controlar o tempo de prova.
Além disso, quando realiza treinos, o aluno aprende novas formas de otimizar os minutos para resolver cada item cobrado e não sair da prova com questões em branco ou precisando “chutar” respostas por falta de tempo.
3. Prepara os estudantes fisicamente para provas extensas.
Embora a resistência mental e/ou física não seja uma preocupação dos alunos durante a preparação para uma prova, ela pode ser determinante para a aprovação.
Isso porque os estudantes precisam ficar bastante tempo sentados e focados na resolução das questões.
Desse modo, caso o aluno não treine, não saberá a hora de fazer uma pausa, ir ao banheiro para esticar as pernas ou lavar o rosto.
O simulado de português do 6º ano aqui postado, ajudará a adquirir disciplina e o ensinará a lidar com o estresse nas provas que exigem muitas horas de dedicação.
4. Utilize o Simulado de português 6º ano para Identificar com precisão as lacunas no ensino.
É comum que, em avaliações escolares periódicas, os educadores não consigam identificar com exatidão quais são as dificuldades dos estudantes.
Por outro lado, com a utilização de simulados, é possível apontar com clareza onde estão as lacunas de aprendizagem que impactam as competências que o estudante deveria ter adquirido ao longo da sua formação.
5. Mapeia as competências dos alunos.
A melhor maneira de direcionar os estudos de um aluno é identificar os seus pontos fortes e fracos, ou seja, suas habilidades e limitações.
Para que isso possa ser observado pela escola, o estudante deve fazer simulados de provas constantemente.
Assim, de acordo com suas respostas, a escola conseguirá identificar quais são os conteúdos que ele domina, além de perceber quais disciplinas ele não assimilou bem e precisam de atenção especial.
Isso vai propiciar uma adaptação no planejamento pedagógico dos educadores e na organização em sua totalidade, visto que com o auxílio do simulado, ela poderá focar nos pontos que precisam melhorar.
Fonte: Escola Web
Preenchimento Gabarito > Baixar
Matriz de Referência > Baixar
PORTUGUÊS
< Formato (editável) >
Simulado 01 > Baixar
Gabarito 01 >> Baixar
< Formato (PDF) >